-
Arquitetos: Kenji Okabaiasse, Takah arquitetura
- Área: 88 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Eduardo Macarios
Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma discreta loja que acolhe um universo de encantos. Com o crescimento das vendas, o espaço de apenas um container se tornou pequeno para a Garimpê, loja com curadoria de produtos infantis que estimulam o desenvolvimento e a criatividade das crianças. Além da expansão da área expositiva era necessário também acomodar o setor administrativo. Localizado em um lote de esquina em Curitiba, a expansão da loja possui duas estratégias de implantação: o enriquecimento da relação dos clientes com a paisagem natural do terreno e a criação de uma vitrine expositiva para a cidade, através da ampliação da fachada para a rua principal. A partir delas, dois novos containers foram conectados ao container preexistente mantendo assim a identidade construtiva externa da loja.
De forma a criar um percurso gentil entre rua e loja, foram criados elementos construtivos que demarcam as transições espaciais, preparando quem adentre no universo Garimpê. Na entrada do terreno, um portal recepciona as pessoas. Após alguns passos, a cobertura de vidro e o deck de madeira protegem e acolhem a entrada da loja. O deck possibilita o uso do espaço externo como espaço curinga para oficinas, eventos e exposição, aproveitando o frescor do jardim do terreno. No espaço interno da loja, o projeto teve como principal desafio a maneira de expandir o projeto anterior, feito pelos próprios arquitetos. A resposta dada foi conciliar os dois momentos distintos da loja, criando dois ambientes separados, mas integrados visualmente. O desenho dos expositores principais foram o ponto de partida para alcançar esse objetivo.
Barras de madeira se prolongam em 3 eixos ortogonais, criando a estrutura que se replica no perímetro da nova área expositiva. Modulados em larguras de 60 e 120 centímetros, elas apoiam as prateleiras e nichos criando uma definição espacial clara. Por serem elementos vazados, eles integram visualmente a área da primeira loja e emolduram os produtos expostos. As áreas de caixa, administrativo, copa e banheiro foram agrupadas no fundo dos novos containers, criando uma zona de apoio concentrada. No caixa, é respeitado o alinhamento das prateleiras horizontais da área de exposição, criando um desenho unificado na loja. Alinhamento seguido também pela divisória de madeira e vidro canelado que estabelece níveis de opacidade entre caixa, área administrativa e o externo arbóreo.
Os materiais adotados mantêm a identidade acolhedora da primeira loja. O compensado naval, principal elemento da paleta, ganha o acréscimo da cor azul, limitada a uma altura de 40 centímetros, que cria uma volumetria associada a escala das crianças. A escolha do azul vai de encontro com a identidade da marca, assim como as duas ilhas expositoras de destaque com seus arremates curvos. O piso em tom neutro destaca a madeira e o azul dos expositores. Foram criadas duas vitrines, uma principal alinhada com o pórtico de entrada da rua e uma secundária, ao lado da entrada da loja. Perpendicular a esta última, foi posicionada uma janela, atrás do expositor, que permite o acesso visual ao terreno arborizado junto ao sol poente.